• Categoria do post:Java - NetBeans
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Esta aula é uma continuação destas outras três, por favor, acompanhe corretamente esta sequência;

1. Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java
2. Instâncias e Objetos em Java
3. Instâncias e Objetos em Java com interação do usuário.

Encerramos a aula anterior – Instâncias e Objetos em Java com interação do usuário. – questionando de como podemos montar uma aplicação Java orientada a objetos com interface visual.

O que são parâmetros?

Para criarmos uma aplicação com interface de forma simples e funcional, é interessante aprendermos parâmetros. Parâmetros são valores que passamos para um método, estes valores são recebidos pelas variáveis criadas dentro do parênteses do método.


public void somar(tipo variável1, tipo variável2, tipo variável3, etc...)
{
//código do método aqui
}

Exemplo – Calculadora orientada a objeto.

Supondo que temos uma classe Calculadora() e um dos métodos desta classe é um o método Somar(). Este método precisa de dois valores digitados pelo usuário para que ele possa realizar o cálculo e exibir o resultado na tela.

Para resolvermos este problema basta passarmos os valores para o método;

  1. Inicie um novo projeto JAVA com o nome da JCalculadora
  2. Crie uma classe Operacoes
  3. Na classe Operacoes, crie um atributo do tipo double que irá guardar o resultado das operações;
    public class Operacoes {
    
       double resultado;
    
    }
  4. Na classe Operacoes, crie um método que irá executar a soma, ele deverá receber por parâmetros os dois valores digitados pelo usuário;
        public void soma(double n1, double n2)
        {
            resultado = n1 + n2;
            System.out.println("O resultado é: " + resultado);
        }
    
  5. Agora vamos editar a classe principal, temos que criar um objeto da classe Calculadora (instância) e executar o método soma(), ficando;

        public static void main(String[] args) {
            
            Scanner leia = new Scanner(System.in);
            
            System.out.println("Digite o primeiro número: ");
            double n1 = leia.nextDouble();        
            
            System.out.println("Digite o segundo número: ");
            double n2 = leia.nextDouble();
            
            Operacoes calculos = new Operacoes();
            calculos.soma(n1, n2);
            
        }
    

Eis o resultado;

Exemplo Completo

Agora podemos turbinar nossa calculadora, adicionar os outros métodos para realizarmos as operações de subtração, multiplicação e divisão e podemos criar um interação com o usuário na classe principal.

Na classe Operacoes, o código completo ficaria assim;
Se atentando é claro para o método da divisão, aonde não existe divisão por Zero.

public class Operacoes {
    
    double resultado;
    
    public void soma(double n1, double n2)
    {
        resultado = n1 + n2;
        System.out.println("O resultado da soma é: " + resultado);
    }
    
    public void subtracao(double n1, double n2)
    {
        resultado = n1 + n2;
        System.out.println("O resultado da subtração é: " + resultado);
    }
        
    public void divisao(double n1, double n2)
    {
        if (n2 == 0) 
        {
            System.out.println("Divisão por Zero não permitida");
        } else
        {
            resultado = n1 / n2;
            System.out.println("O resultado da divisão é: " + resultado);
        }
    }
    
    public void multiplicacao(double n1, double n2)
    {
        resultado = n1* n2;
        System.out.println("O resultado da multiplicação é: " + resultado);
    }    
}

Vamos criar a interação, para isso criei um método chamado menu()

   Scanner leia = new Scanner(System.in);
    public void menu()
    {
        System.out.println("Qual operação deseja realizar? Digite o número:\n"
                + "1 Soma\n"
                + "2 Subtração\n"
                + "3 Divisão\n"
                + "4 Multiplicação\n"
                + "0 Encerrar o programa\n");
        
        int opcaoSelecionada = leia.nextInt();
        if (opcaoSelecionada == 0) System.exit(0);  // encerra a aplicação
        
        System.out.println("Digite o primeiro número: ");
        double n1 = leia.nextDouble();        
        
        System.out.println("Digite o segundo número: ");
        double n2 = leia.nextDouble();
        
        System.out.println(opcaoSelecionada);
        if (opcaoSelecionada == 1) soma(n1, n2);
        if (opcaoSelecionada == 2) subtracao(n1, n2);
        if (opcaoSelecionada == 3) divisao(n1, n2);
        if (opcaoSelecionada == 4) multiplicacao(n1, n2);
        
        
       System.out.println("\nDeseja fazer uma nova operação? [S/N]:");
       String decisao = leia.next();        
       if ("S".equals(decisao)) menu();
       if (!"S".equals(decisao)) System.out.println("Bye! fim do Programa");
    }

Agora na classe principal instanciamos a classe Operacoes e chamamos e método menu();

    public static void main(String[] args) {
        
        System.out.println("Super Calculadora O.O. da Etec\n"
                         + "******************************\n");        
        Operacoes calculos = new Operacoes();
        calculos.menu();
        
    }

Eis o resultado:

Download do Projeto

O Download está disponível aqui

Orientação a Objetos com Interface Gráfica

Agora que você aprendeu como funciona os parâmetros, vamos aprender como uma aplicação Java com interface gráfica, usando JFrames, veja a próxima aula – https://www.blogson.com.br/instancias-e-objetos-em-java-com-interface-visual/

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Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.