• Categoria do post:C# - Visual Studio
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Se você já viu a primeira aula, veremos agora como usar o componente do Windows Media Player para trabalhar com recursos mais sofisticados de som.

Incorporando o WMP

Assim como o Internet Explorer, o Windows Media Player é parte integrando do Windows e responsável por várias ações no sistema. Muitos outros players de música e vídeo fazem uso do próprio WMP e você nem sabe disso.

Para incorporar o WPM precisamos adicionar um componente.

  1. Inicie um novo projeto no VS
  2. Na toolbox, clique com o botão direito em qualquer local e clique em Choose Items  windows_media_player_VisualStudio

3. Clique na aba COM Components e procure por Windows Media Player

windows_media_player_VisualStudio_002

4. Após clicar em OK, o componente odo WMP deverá aparecer na sua toolbox, arraste o componente para dentro do seu WindowsForm.

Montando a Interface

5. Nós iremos usar o WMP apenas para controlar o áudio da nossa aplicação, portando, ele ficará invisível aos olhos do usuário. Para torná-lo invisível, clique sobre ele e altere a propriedade VISIBLE de true para false.

6. Acrescente o botão “Abrir arquivo de áudio” no seu WindowForm para que o usuário possa escolher o áudio que deseja ouvir. Aproveite a mão de obra e acrescente também um botão de play, stop e pause. Utilizer o flaticon para encontrar os ícones para os botões. (Importante: Não esqueça de colocar os créditos no seu software). Acrescente também uma label aonde iremos mostrar o nome do arquivo que está sendo executado.

7. Nomei os botões, vamos precisar dar nome à eles pois iremos programá-los. O botão de play deve-se chamar BtnPlay, o de pause BtnPause e o de Stop BtnStop. O resultado até aqui será este:

windows_media_player_VisualStudio_005

8 .Desabilite os botões de play, pause e stop. Estes botões somente estarão ativos se o usuário escolher uma música, caso contrário, os botões permanecem desabilitados. Para desabilitá-los, selecione os 3 botões e altere a propriedade ENABLE de true para false.

Abrindo o arquivo de áudio com OpenDialog.

9. Agora vamos acrescentar o componente OpenDialog no WindowForm. Localize o componente na toolbox e adicione no seu WindowForm. OBS: O OpenDialog não é um componente visual, por isso ele não aparece no WindowForm, ele aparece separado logo abaixo do WindowForm.

windows_media_player_VisualStudio_004

10. Vamos programar o botão “abrir áudio”. O botão deverá acionar o OpenDialog para que o usuário possa escolher qual arquivo abrir. Dê dois cliques sobre o botão e adicione o seguinte código;

 OpenFileDialog Abrir = new OpenFileDialog(); // abre caixa de dialogo de ABRIR ARQUIVO
 Abrir.Filter = "(*.MP3;*.WAV;*.WMV)|*.MP3;*.WAV;*.WMV"; //filtra os tipos de arquivos desejados.
 if (Abrir.ShowDialog() == DialogResult.OK) // se o usuário escolher um arquivo...
 {
 axWindowsMediaPlayer1.URL = Abrir.FileName; // Arquivo que o componente WMP deverá executar.
 //OBS: O WMP irá iniciar o play automaticamente!
 
 label1.Text = Abrir.FileName; // mostra para o usuário o caminho do arquivo escolhido.
 BtnAbrirArquivo.Enabled = false;
 BtnPause.Enabled = true;
 BtnStop.Enabled = true;
 } 

Controlando a música.

11. O código do botão BtnPlay vai ficar assim;

 // método play do componente do WMP
 axWindowsMediaPlayer1.Ctlcontrols.play();
 BtnAbrirArquivo.Enabled = false;
 BtnPlay.Enabled = false;
 BtnPause.Enabled = true;
 BtnStop.Enabled = true;

12. O código do BtnPause;

 axWindowsMediaPlayer1.Ctlcontrols.pause();
 BtnAbrirArquivo.Enabled = false;
 BtnPlay.Enabled = true;
 BtnPause.Enabled = false;
 BtnStop.Enabled = true;

13. O código do BtnStop

 axWindowsMediaPlayer1.Ctlcontrols.stop();
 BtnAbrirArquivo.Enabled = true;
 BtnPlay.Enabled = false;
 BtnPause.Enabled = false;
 BtnStop.Enabled = false;

Pronto! Agora você já tem um player de música funcional.

Criando um DJ Mixer

Mixer consiste em misturar sons, normalmente para criar efeitos. Pegando o que aprendemos na aula anterior sobre saídas de áudio, vamos criar o nosso mixer. Alguns sites da internet oferecem samples e efeitos sonoros para download gratuito.

Tá um vídeo de um remix do Elvis.

 

Download.

Download do projeto PlayerMixer

 

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Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.