• Categoria do post:Java - NetBeans
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O Conceito básico de Orientação a Objetos.

Quando vamos desenvolver um sistema, precisamos entender o ambiente que iremos programar e tentar abstrair todas as informações genéricas deste local. Obviamente que devemos aplicar as técnicas aprendidas em Análise de Sistemas para nos ajudar a identificar estas informações.

Quando falamos em orientação a objetos precisamos entender o que é uma abstração. Uma classe é a abstração genérica de algo, por exemplo; Anderson e Sergio são seres humanos mas como podemos abstrair esta informação?

Basta nos perguntar como o Anderson e o Sergio podem ser considerados seres humanos e logo percebemos que existem fatores genéricos que identificam os seres humanos como por exemplo; possuem esqueleto, andam ereto, possuem inteligência, possuem 4 membros, etc… Tudo isso chamamos de abstração. Se o Anderson e o Sergio possuem estas condições, eles com certeza são seres humanos.

O que é uma classe Java?

Uma classe Java é uma representação de uma abstração. Uma classe ou uma abstração é formada por atributos e métodos.

Atributos = Características que definem a classe.
Métodos = São as tarefas, ações que a classe pode executar.

Atributos de uma Classe Java

Considerando o exemplo de Anderson e Sergio são seres humanos, podemos então criar uma classe aonde os atributos são características que definem o ser humano e que podemos usar para identificar quem é o Sergio e quem é o Anderson. Podemos identificar um ao outro pelo nome, pela idade, pela cor dos cabelos, cor dos olhos, etc… estas caracterísicas em orientação a objetos é chamada de atributos.

Exemplo de como criar uma classe em Java

Considerando que estamos utilizando o NetBeans, podemos criar um novo projeto Java e dentro deste novo Projeto adicionarmos uma nova classe chamada serHumano.

A estrutura de uma classe Java é muito simples;

package javamundo; // Nome do pacote, não pode apagar.

public class SerHumano {
    // código da classe deve ser criado aqui...
}

Criando os atributos da classe

Os atributos de uma classe Java pode ser representados por variáveis com o prefixo public, por exemplo;

package javamundo;

public class SerHumano {
    
    // Atributos da classe ser humano
    public String nome;
    public int idade;
    public String CorDosOlhos;
    public String CorDosCabelos;
}

Importante: Colocamos o public na frente da variáveis para outras classes possam acessar, ler e modificar seus valores. Na orientação a objetos, chamamos estas variáveis públicas de atributos da classe.

Este código no NetBeans ficará desta forma;

Métodos de uma Classe Java

Além das características, outra coisa que identifica os seres humanos são suas ações; correr, comer, beber, dormir, falar, etc… Estas ações na orientação a objetos chamamos de métodos.

Podemos entender que os métodos são as ações da classe, o que exatamente a classe irá fazer.

Criando os Métodos da Classe

Os métodos mais simples em Java são criados com a sintaxe public void NomeDoMetodo() {} e dentro do par de chaves adicionamos o código do método. Por exemplo; vamos criar um método falar(), aonde o ser humano terá a capacidade de dizer “oi”. Podemos escrever este método em Java da seguinte forma;

package javamundo;

public class SerHumano {
    
// Atributos da classe ser humano
    public String nome;
    public int idade;
    public String CorDosOlhos;
    public String CorDosCabelos;
    
// Métodos da classe ser humano
    public void falar(){
        System.out.println("Oi! Eu sou um ser humano.");
    }  
}

Como exemplo, podemos criar um segundo método chamado dormir(), veja como ficaria;

package javamundo;

public class SerHumano {
    
// Atributos da classe ser humano
    public String nome;
    public int idade;
    public String CorDosOlhos;
    public String CorDosCabelos;
    
// Métodos da classe ser humano
    public void falar(){
        System.out.println("Oi! Eu sou um ser humano.");
    }  
    
    public void dormir(){
        System.out.println("zZzZzZzzz!!!");
    }  
}

Então, entendemos que;

Atributos = Características que definem a classe.
Métodos = São as tarefas, ações que a classe pode executar.

Como utilizar a classe criada, seus atributos e métodos

Agora este será o assunto para a próxima aula, aonde iremos manipular a classe. Aprenderemos então o conceito de objeto, um objeto é algo que pode ser manipulado e que possui as características e métodos genéricos da classe da qual ele pertence. Acesse a próxima aula aqui – Instâncias e Objetos em Java

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Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.