O Conceito básico de Orientação a Objetos.
Quando vamos desenvolver um sistema, precisamos entender o ambiente que iremos programar e tentar abstrair todas as informações genéricas deste local. Obviamente que devemos aplicar as técnicas aprendidas em Análise de Sistemas para nos ajudar a identificar estas informações.
Quando falamos em orientação a objetos precisamos entender o que é uma abstração. Uma classe é a abstração genérica de algo, por exemplo; Anderson e Sergio são seres humanos mas como podemos abstrair esta informação?
Basta nos perguntar como o Anderson e o Sergio podem ser considerados seres humanos e logo percebemos que existem fatores genéricos que identificam os seres humanos como por exemplo; possuem esqueleto, andam ereto, possuem inteligência, possuem 4 membros, etc… Tudo isso chamamos de abstração. Se o Anderson e o Sergio possuem estas condições, eles com certeza são seres humanos.
O que é uma classe Java?
Uma classe Java é uma representação de uma abstração. Uma classe ou uma abstração é formada por atributos e métodos.
Atributos = Características que definem a classe.
Métodos = São as tarefas, ações que a classe pode executar.
Atributos de uma Classe Java
Considerando o exemplo de Anderson e Sergio são seres humanos, podemos então criar uma classe aonde os atributos são características que definem o ser humano e que podemos usar para identificar quem é o Sergio e quem é o Anderson. Podemos identificar um ao outro pelo nome, pela idade, pela cor dos cabelos, cor dos olhos, etc… estas caracterísicas em orientação a objetos é chamada de atributos.
Exemplo de como criar uma classe em Java
Considerando que estamos utilizando o NetBeans, podemos criar um novo projeto Java e dentro deste novo Projeto adicionarmos uma nova classe chamada serHumano.
A estrutura de uma classe Java é muito simples;
package javamundo; // Nome do pacote, não pode apagar. public class SerHumano { // código da classe deve ser criado aqui... }
Criando os atributos da classe
Os atributos de uma classe Java pode ser representados por variáveis com o prefixo public, por exemplo;
package javamundo; public class SerHumano { // Atributos da classe ser humano public String nome; public int idade; public String CorDosOlhos; public String CorDosCabelos; }
Importante: Colocamos o public
na frente da variáveis para outras classes possam acessar, ler e modificar seus valores. Na orientação a objetos, chamamos estas variáveis públicas de atributos da classe.
Este código no NetBeans ficará desta forma;
Métodos de uma Classe Java
Além das características, outra coisa que identifica os seres humanos são suas ações; correr, comer, beber, dormir, falar, etc… Estas ações na orientação a objetos chamamos de métodos.
Podemos entender que os métodos são as ações da classe, o que exatamente a classe irá fazer.
Criando os Métodos da Classe
Os métodos mais simples em Java são criados com a sintaxe public void NomeDoMetodo() {}
e dentro do par de chaves adicionamos o código do método. Por exemplo; vamos criar um método falar(), aonde o ser humano terá a capacidade de dizer “oi”. Podemos escrever este método em Java da seguinte forma;
package javamundo; public class SerHumano { // Atributos da classe ser humano public String nome; public int idade; public String CorDosOlhos; public String CorDosCabelos; // Métodos da classe ser humano public void falar(){ System.out.println("Oi! Eu sou um ser humano."); } }
Como exemplo, podemos criar um segundo método chamado dormir(), veja como ficaria;
package javamundo; public class SerHumano { // Atributos da classe ser humano public String nome; public int idade; public String CorDosOlhos; public String CorDosCabelos; // Métodos da classe ser humano public void falar(){ System.out.println("Oi! Eu sou um ser humano."); } public void dormir(){ System.out.println("zZzZzZzzz!!!"); } }
Então, entendemos que;
Atributos = Características que definem a classe.
Métodos = São as tarefas, ações que a classe pode executar.
Como utilizar a classe criada, seus atributos e métodos
Agora este será o assunto para a próxima aula, aonde iremos manipular a classe. Aprenderemos então o conceito de objeto, um objeto é algo que pode ser manipulado e que possui as características e métodos genéricos da classe da qual ele pertence. Acesse a próxima aula aqui – Instâncias e Objetos em Java