Esta publicação é continuação de como fazer uma formatação de baixo nível usando Linux, onde, no final da publicação enfatizei a necessidade de isolar bad blocks em casos em que um zero fill não resolver eventuais problemas no HD.
A troca do HD danificado é a melhor sugestão. Execute o isolamento de bad blocks somente se necessário ou na ausência de recursos para a compra de um novo HD. Um HD com bad blocks jamais irá operar igual à um HD integro.
O Linux Lite é um derivado do UBUNTU, portanto, todos os comandos do UBUNTU servem para o Linux Lite. E o Linux Lite trás consigo o utilitário badblocks
Executando o utilitário badblocks do Linux Lite
O Linux Lite é uma variante do UBUNTU, então, qualquer outra distro baseada no UBUNTU pode ser usada.
- Dê um boot no pen-drive ou CD-ROM contendo a distro Linux Lite. Obs: Veja na publicação anterior como criar um Live CD do Linux Lite – formatação de baixo nível usando Linux
- Abra o terminal.
- Identifique o disco que deseja reparar utilizando o comando;
sudo fdisk -l
também visto na publicação anterior, vale a pena dar uma conferida – formatação de baixo nível usando Linux
- Depois de identificado o disco que deseja reparar, execute o comando
badblocks /dev/sdb
- Vá descansar, assim como a formatação de baixo nível, o isolamento de bad blocks é longo e cansativo.
- Ao término da operação o utilitário irá lhe retornar quantos blocos foram isolados, ou, apresentará um breve relatório em caso de falhas.
É importante entender que o isolamento de blocos do HD impacta na diminuição da capacidade de armazenamento. É comum vermos um HD de 1 Tera ser reduzido para apenas 120 GB após os processos de isolamento, sendo mais um motivo para você optar pela troca do componente ao invés de tentar repará-lo.