Ads

O que é o Governo Digital do Estado de São Paulo?

O governo digital é uma forma de gestão pública que utiliza as tecnologias digitais para melhorar a eficiência, a transparência e a participação dos cidadãos. O Estado de São Paulo tem se destacado nesse campo, com diversas iniciativas que visam modernizar os serviços públicos e facilitar o acesso dos paulistas às informações e aos benefícios do governo.

Quais suas principais ações?

Em setembro de 2021, o governador Tarcísio de Freitas lançou a Estratégia de Governo Digital do Estado para o quadriênio 2023-2026, que estabelece os princípios, as diretrizes e as metas para a transformação digital da administração pública estadual. A estratégia prevê a ampliação da oferta de serviços digitais, a integração dos sistemas e das bases de dados, a capacitação dos servidores e a promoção da cultura digital na sociedade.

Um dos resultados dessa estratégia foi o lançamento do aplicativo SOU.SP.GOV.BR para Android e iOS, que reúne em um só lugar todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores públicos estaduais. O aplicativo permite que os servidores consultem seus dados cadastrais, contracheques, férias, licenças, benefícios, entre outras informações. Além disso, o aplicativo oferece um canal de comunicação direto com a secretaria de gestão e governo digital.

Uma das principais ações do governo digital em São Paulo foi o lançamento do LoginSP, uma identidade digital única para o cidadão paulista que garante acesso aos serviços digitais oferecidos pelo governo. De forma segura e simplificada, o LoginSP permite que o usuário acesse e organize seus dados e solicitações de serviços, como emissão de documentos, agendamento de consultas, inscrição em programas sociais, entre outros.

Outra ação que afeta todos órgãos e entes públicos do Estado de São Paulo foi a implementação do sistema de tramitação de documentos e processos SEI-SP. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma para a gestão digital de documentos e processos. Ele foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e sua implantação na administração pública estadual é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Estado.

Outra iniciativa importante foi a criação da Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital, em janeiro de 2021, com o objetivo de coordenar e implementar as políticas de governo digital no Estado.

A secretaria é comandada por Caio Paes de Andrade, que tem uma vasta experiência no setor público e privado, tendo sido responsável pela criação e desenvolvimento da Plataforma GOV.BR durante sua passagem pela equipe econômica do Ministro Paulo Guedes.

O Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETIC)

O Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETIC) tem um papel fundamental no Governo Digital de São Paulo. Em 2019, o COETIC foi reestruturado para apoiar o governo e garantir mais avanços no processo de transformação digital. Suas atribuições incluem analisar e aprovar políticas e fixar diretrizes gerais e estratégicas relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Além disso, o COETIC é responsável por aprovar todas as aquisições de softwares e aparelhos tecnológicos requisitados pelas secretarias do Estado. Ele também é responsável por coordenar, acompanhar, avaliar e controlar, em nível central, o uso de tecnologia da informação e comunicação, além de aprovar os Planos Estratégicos dos órgãos e entidades abrangidos.

Portanto, o COETIC desempenha um papel crucial na implementação e supervisão do Governo Digital de São Paulo, garantindo que a transformação digital seja realizada de maneira eficiente e eficaz.

Conclusão

O governo digital do Estado de São Paulo é um exemplo de como as tecnologias digitais podem contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e para o fortalecimento da democracia. O governo digital busca aproximar o governo dos cidadãos, tornando-o mais ágil, transparente e participativo.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.