Fonte: Live Science
O computador nasceu não para entretenimento ou e-mail, mas para resolver uma grave crise de esmagamento de números. Em 1880, a população dos EUA havia crescido tanto que demorou mais de sete anos para tabular os resultados do Censo dos EUA. O governo procurou uma maneira mais rápida de fazer o trabalho, dando origem a computadores baseados em cartões perfurados que ocupavam salas inteiras.
Hoje, carregamos mais poder de computação em nossos smartphones do que estava disponível nesses modelos anteriores. O breve histórico da computação a seguir é uma linha do tempo de como os computadores evoluíram de seus humildes primórdios para as máquinas de hoje que navegam na Internet , jogam jogos e transmitem multimídia, além de triturar números.
1801: Na França, Joseph Marie Jacquard inventa um tear que usa cartões perfurados de madeira para tecer automaticamente desenhos de tecidos. Os primeiros computadores usariam cartões perfurados semelhantes.
1822: o matemático inglês Charles Babbage concebe uma máquina de calcular movida a vapor capaz de calcular tabelas de números. O projeto, financiado pelo governo inglês, é um fracasso. Mais de um século depois, no entanto, o primeiro computador do mundo foi realmente construído .
1890: Herman Hollerith projeta um sistema de cartões perfurados para calcular o censo de 1880, realizando a tarefa em apenas três anos e economizando US $ 5 milhões ao governo. Ele estabelece uma empresa que acabaria se tornando a IBM.
1936: Alan Turing apresenta a noção de uma máquina universal, mais tarde chamada de máquina de Turing, capaz de computar qualquer coisa que seja computável. O conceito central do computador moderno foi baseado em suas idéia.
1937: JV Atanasoff, professor de física e matemática da Universidade Estadual de Iowa, tenta construir o primeiro computador sem engrenagens, excêntricos, cintos ou eixos.
1939: A Hewlett-Packard é fundada por David Packard e Bill Hewlett em uma garagem em Palo Alto, Califórnia, de acordo com o Computer History Museum .
1941: Atanasoff e seu aluno de pós-graduação, Clifford Berry, projetam um computador que pode resolver 29 equações simultaneamente. Isso marca a primeira vez que um computador é capaz de armazenar informações em sua memória principal.
1943-1944: Dois professores da Universidade da Pensilvânia, John Mauchly e J. Presper Eckert, constroem o Integrador Numérico Eletrônico e a Calculadora (ENIAC ) . Considerado o avô dos computadores digitais, ele preenche uma sala de 20 pés por 40 pés e possui 18.000 tubos de vácuo.
1946: Mauchly e Presper deixam a Universidade da Pensilvânia e recebem financiamento do Census Bureau para construir o UNIVAC, o primeiro computador comercial para aplicações comerciais e governamentais.
1947: William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain, da Bell Laboratories, inventam o transistor . Eles descobriram como fazer um interruptor elétrico com materiais sólidos e sem necessidade de vácuo.
1953: Grace Hopper desenvolve a primeira linguagem de computador, que se torna conhecida como COBOL. Thomas Johnson Watson Jr., filho do CEO da IBM, Thomas Johnson Watson Sr., concebe o IBM 701 EDPM para ajudar as Nações Unidas a acompanhar a Coréia durante a guerra.
1954: A linguagem de programação FORTRAN , sigla para FORmula TRANslation, é desenvolvida por uma equipe de programadores da IBM liderada por John Backus, de acordo com a Universidade de Michigan.
1958: Jack Kilby e Robert Noyce revelam o circuito integrado, conhecido como chip de computador. Kilby foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 2000 por seu trabalho.
1964: Douglas Engelbart mostra um protótipo do computador moderno, com um mouse e uma interface gráfica do usuário (GUI ) . Isso marca a evolução do computador de uma máquina especializada para cientistas e matemáticos para uma tecnologia mais acessível ao público em geral.
1969: Um grupo de desenvolvedores do Bell Labs produz o UNIX, um sistema operacional que abordava problemas de compatibilidade. Escrito na linguagem de programação C, o UNIX era portátil em várias plataformas e se tornou o sistema operacional preferido entre os mainframes de grandes empresas e entidades governamentais. Devido à natureza lenta do sistema, ele nunca ganhou força entre os usuários de PCs domésticos.
1970: A recém-formada Intel lança o Intel 1103, o primeiro chip de memória dinâmica de acesso (DRAM).
1971: Alan Shugart lidera uma equipe de engenheiros da IBM que inventam o “disquete”, permitindo que os dados sejam compartilhados entre computadores.
1973: Robert Metcalfe, membro da equipe de pesquisa da Xerox, desenvolve Ethernet para conectar vários computadores e outro hardware.
1974-1977: Vários computadores pessoais chegaram ao mercado, incluindo Scelbi e Mark-8 Altair, IBM 5100, TRS-80 da Radio Shack – carinhosamente conhecido como “Trash 80” – e o Commodore PET.
1975: A edição de janeiro da revista Popular Electronics apresenta o Altair 8080, descrito como o “primeiro kit de minicomputador do mundo a rivalizar com modelos comerciais”. Dois “viciados em computadores”, Paul Allen e Bill Gates, se oferecem para escrever um software para o Altair, usando a nova linguagem BASIC. Em 4 de abril, após o sucesso desse primeiro empreendimento, os dois amigos de infância formam sua própria empresa de software, a Microsoft.
1976: Steve Jobs e Steve Wozniak iniciam a Apple Computers no dia da mentira e lançam o Apple I, o primeiro computador com placa de circuito único, de acordo com a Universidade de Stanford .
1977: Jobs e Wozniak incorporam a Apple e mostram o Apple II na primeira West Coast Computer Faire. Oferece gráficos coloridos e incorpora uma unidade de cassete de áudio para armazenamento.
1978: Os contadores se alegram com a introdução do VisiCalc, o primeiro programa de planilha computadorizada.
1979: O processamento de texto se torna realidade quando a MicroPro International lança o WordStar. “A mudança definitiva foi adicionar margens e quebra de linha”, disse o criador Rob Barnaby por e-mail a Mike Petrie em 2000 . “Alterações adicionais incluíram a eliminação do modo de comando e a adição de uma função de impressão. Eu era o cérebro técnico – descobri como fazê-lo, o fiz e o documentei”.
1981: É introduzido o primeiro computador pessoal IBM, com o codinome “Acorn”. Ele usa o sistema operacional MS-DOS da Microsoft. Possui um chip Intel, dois disquetes e um monitor colorido opcional. A Sears & Roebuck e a Computerland vendem as máquinas, marcando a primeira vez que um computador está disponível através de distribuidores externos. Também populariza o termo PC.
1983: Lisa, da Apple, é o primeiro computador pessoal com uma interface gráfica. Ele também possui um menu suspenso e ícones. Ele falha, mas acaba evoluindo para o Macintosh. O Gavilan SC é o primeiro computador portátil com o conhecido formato flip e o primeiro a ser comercializado como um “laptop”.
1985: A Microsoft anuncia o Windows, de acordo com a Encyclopedia Britannica . Essa foi a resposta da empresa à interface gráfica da Apple. A Commodore lança o Amiga 1000, que possui recursos avançados de áudio e vídeo.
1985: O primeiro nome de domínio pontocom é registrado em 15 de março, anos antes da World Wide Web marcar o início formal da história da Internet . A Symbolics Computer Company, um pequeno fabricante de computadores de Massachusetts, registra Symbolics.com. Mais de dois anos depois, apenas 100 pontocom haviam sido registradas.
1986: Compaq lança o Deskpro 386 no mercado. Sua arquitetura de 32 bits oferece velocidade comparável aos mainframes.
1990: Tim Berners-Lee, pesquisador do CERN, o laboratório de física de alta energia em Genebra, desenvolve a HyperText Markup Language (HTML), dando origem à World Wide Web.
1993: O microprocessador Pentium avança no uso de gráficos e música em PCs.
1994: PCs se tornam máquinas de jogos como “Command & Conquer”, “Alone in the Dark 2”, “Theme Park”, “Magic Carpet”, “Descent” e “Little Big Adventure” estão entre os jogos que chegam ao mercado.
1996: Sergey Brin e Larry Page desenvolvem o mecanismo de busca do Google na Universidade de Stanford.
1997: A Microsoft investe US $ 150 milhões na Apple, que estava com dificuldades na época, encerrando o processo judicial da Apple contra a Microsoft, no qual alegava que a Microsoft copiou a “aparência e aparência” do seu sistema operacional.
1999: O termo Wi-Fi se torna parte da linguagem de computação e os usuários começam a se conectar à Internet sem fios.
2001: A Apple lança o sistema operacional Mac OS X, que fornece arquitetura de memória protegida e multitarefas preventivas, entre outros benefícios. Para não ficar atrás, a Microsoft lança o Windows XP, que possui uma GUI significativamente redesenhada.
2003: O primeiro processador de 64 bits, o Athlon 64 da AMD, fica disponível para o mercado consumidor.
2004: O Firefox 1.0 da Mozilla desafia o Internet Explorer da Microsoft, o navegador da Web dominante. O Facebook, um site de rede social, é lançado.
2005: O YouTube, um serviço de compartilhamento de vídeos, é fundado. O Google adquire o Android, um sistema operacional para celular baseado em Linux.
2006: A Apple apresenta o MacBook Pro, seu primeiro computador móvel com núcleo dual e Intel, além de um iMac com processador Intel. O console de videogame Wii da Nintendo chega ao mercado.
2007: O iPhone traz muitas funções do computador para o smartphone.
2009: A Microsoft lança o Windows 7, que oferece a capacidade de fixar aplicativos na barra de tarefas e avança no reconhecimento de toque e manuscrito, entre outros recursos.
2010: A Apple lança o iPad, mudando a maneira como os consumidores veem a mídia e dando início ao segmento de computadores tablet inativos.
2011: o Google lança o Chromebook, um laptop que executa o Google Chrome OS.
2012: o Facebook ganha 1 bilhão de usuários em 4 de outubro.
2015: a Apple lança o Apple Watch. A Microsoft lança o Windows 10.
2016: O primeiro computador quântico reprogramável foi criado. “Até agora, não havia nenhuma plataforma de computação quântica capaz de programar novos algoritmos em seus sistemas. Eles geralmente são adaptados para atacar um algoritmo específico”, disse o principal autor do estudo, Shantanu Debnath, físico quântico e engenheiro óptico da Universidade de Maryland, College Park.
2017: A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) está desenvolvendo um novo programa “Informática Molecular” que usa moléculas como computadores. “A química oferece um rico conjunto de propriedades que podemos usar para armazenamento e processamento de informações escaláveis e rápidos”, disse Anne Fischer, gerente de programas do Departamento de Ciências da Defesa da DARPA, em comunicado. “Milhões de moléculas existem, e cada molécula possui uma estrutura atômica tridimensional única, além de variáveis como forma, tamanho ou até cor. Essa riqueza fornece um vasto espaço de design para explorar maneiras inovadoras e com vários valores de codificação e processamento dados além dos 0s e 1s das arquiteturas digitais atuais baseadas em lógica. ” [ Computadores do futuro podem ser minúsculas máquinas moleculares ]