Esta aula é uma continuação destas outras duas, por favor, acompanhe corretamente esta sequência;
1. Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java
2. Instâncias e Objetos em Java
Encerramos a aula anterior – Instâncias e Objetos em Java – questionando de como podemos criar uma aplicação Java na qual o usuário possa digitar valores para os atributos.
Para criarmos uma aplicação deste tipo precisamos inicialmente de um contexto; vamos criar uma aplicação para a Etec, nossa amada escola. Nesta aplicação devemos analisar os principais processos de nossa escola e identificar quais dados são importantes, por exemplo; dados de professores, alunos, cursos e funcionários.
Partindo desta análise, devemos agora abstrais. Supondo que queiramos programar uma classe professor, ao abstrair devemos considerar quais serão os atributos desta classe e para este exemplo usei os seguintes atributos; matricula, nome, disciplina e quantidade de aulas.
Exemplo de uma aplicação Java Orientada a Objetos
- Crie um novo projeto Java com o nome de JavaEtec
- Crie uma nova classe chamada Professor. Você já aprendeu como criar uma nova classe em Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java), revise se necessário.
- Defina os seguintes atributos para a classe; matricula, nome, disciplina e quantidade de aulas. O Código ficará assim:
public class Professor { int matricula; String nome; String disciplina; double qdtAulas; }
- Para que o usuário do sistema possa interagir com o sistema precisamos instanciar a classe SCANNER logo após dos atributos.
Scanner leia = new Scanner(System.in);
-
Agora vamos programar um método para que o usuário possa cadastrar novos professores. O Método a seguir é muito simples, ele permite ao usuário dar valores aos atributos;
public void CadastroNovoProfessor(){ System.out.println("Seja Bem vindo ao Cadastro de professores da Etec" + "\n*************************************************\n"); System.out.println("Informe o nome completo do novo professor(a) da Etec:"); nome = leia.nextLine(); System.out.println("Qual disciplina " + nome + " leciona?"); disciplina = leia.nextLine(); System.out.println("Qual a matrícula de " + nome + "?"); matricula = leia.nextInt(); System.out.println("Quantas aulas " + nome + " possui na Etec?"); qdtAulas = leia.nextDouble(); System.out.println("Sucesso! " + nome + "," + matricula + " foi cadastrado(a) com sucesso na " + "disciplina de " + disciplina + " com " + qdtAulas + " aulas"); System.out.println("\n\nDeseja cadastrar um novo professor? [S/N]:"); String decisao = leia.next(); if ("S".equals(decisao)) CadastroNovoProfessor(); if (!"S".equals(decisao)) System.out.println("Bye! fim do Programa"); }
Instanciando uma classe em Java.
Conforme vimos na aula Instâncias e Objetos em Java, devemos criar um objeto para que possamos acessar e manipular os atributos e métodos desta classe. Ou seja, o usuário desta aplicação não irá conseguir programar nenhum professor se não criarmos um objeto antes.
Para isso vamos editar a classe principal do nosso projeto.
public static void main(String[] args) { // TODO code application logic here Professor cadastro = new Professor(); cadastro.CadastroNovoProfessor(); }
Agora é só executar, o resultado ficará como mostrado no GIF a seguir;
Download do projeto
Você pode baixar este projeto aqui.
Interação do usuário usando JFrames e JTextField
Mas será que podemos deixar esta aplicação Java mais elegante, usando JFrame ao invés do console? É claro que sim! Mas antes devemos entender que quando adicionamos um JFrame em nosso projeto, este JFrame também é uma classe, portanto teremos que saber como passar valores de uma classe para outra. Uma forma simples de fazer isso é usar parâmetros e este será o assunto da nossa próxima aula, até lá!