Na aula Operações com MySQL no C# vimos as 4 operações básicas do MySQL, estes eram códigos para serem adicionados em botões.
Porém, em uma aplicação com 4 operações; Adicionar, Editar, Excluir e Salvar repetimos o código 4 vezes.
Criar um método para reutilizar o código é uma excelente opção para otimização do código e aumentar a produtividade.
Criando o método
- Adicione uma nova classe em seu projeto com o nome de Model.cs. Clique no menu Project > Add Class
- Adicione na cláuse using as referências do MySQL; using MySql e using MySql.Data.MySqlClient
- Adicione também a referente using System.Windows.Forms; para que o MessageBox funcione nesta nova classe que estamos criando.
- Dentro da classe Model, adicione o seguinte código;
public void NonQuery(String sql) { try { MySqlConnection conectar = new MySqlConnection("server=10.67.48.3;database=nome_do_banco; Uid=aluno; pwd=etec@147;"); conectar.Open(); MySqlCommand ExecutaSQL = new MySqlCommand(); ExecutaSQL.Connection = conectar; ExecutaSQL.CommandText = sql; ExecutaSQL.ExecuteNonQuery(); conectar.Close(); MessageBox.Show("Operação realizada com sucesso!"); } catch (Exception ex) { MessageBox.Show("Erro" + ex); }
Como já vimos anteriormente, as operações com o ExecuteNonQuery servem para operações simples que não retornam valores do banco como INSERT, UPDATE e DELETE. Portanto, este método sempre será utilizado nestas operações.
Dica: Os valores da string de conexão também podem ser definidos através de atributos conforme já visto nas aulas de JAVA – https://www.blogson.com.br/pacotes-metodos-e-parametros-em-java/
Utilizando o método
Com a classe criada e o método também, vamos agora programar os formulários do projeto. A sintaxe de uso do código é esta;
Model model = new Model(); //instancia a classe UI model.NonQuery("código SQL aqui");
Para otimizar seu código, você pode criar a instancia da classe Model logo após a cláusula public partial class, no inicio do código do formulário, desta forma você irá criar uma única instância para todo o formulário. E o método pode ser chamado dentro dos botões.