VisuAlg é um interpretador de Algoritmos, uma ferramenta que propõe facilitar o aprendizado de lógica de programação, seu uso é bem simples mas deve seguir os padrões de desenvolvimento de algoritmos.
Material do curso: clique aqui.
Veja um exemplo de um programa criado usando VisuAlg;
Algoritmo "Olá Mundo" Var // Seção de Declarações das variáveis idade: inteiro Inicio // Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... escreval("Olá mundo!") escreval("Eu sou o Anderson") idade <- 34 escreval("Eu tenho ", idade," anos") Fimalgoritmo
Para executar o programa, clique em Run (Executar)
A saída será esta:
Variáveis no VisuAlg
Na computação, variáveis são espaços reservados na memória do computador aonde podemos armazenar valores.
No exemplo acima foi criada a variável idade do tipo inteiro cujo o nome é idade, isso significa que na memória do computador existe um espaço chamado idade no qual podemos atribuir um valor inteiro para este espaço.
No VisuAlg as variáveis podem ser tipo INTEIRO, REAL, LITERAL e LÓGICO, onde;
INTEIRO | Utilizado para definir números inteiros, ou seja, que não possuem pontos. |
REAL | Utilizado para definir números fracionados, ou seja, possuem pontos, exemplo 35.50 |
CARACTERE | Utilizado para definir textos. |
LÓGICO | Utilizado para definir os valores de FALSO ou VERDADEIRO |
Conforme visto no exemplo, as variáveis devem ser criadas dentro do bloco Var
Outro exemplo com variáveis
Neste outro exemplo vamos acrescentar mais uma variável com o nome de profissao e do tipo caractere.
Algoritmo "Olá Mundo" Var // Seção de Declarações das variáveis idade: real profissao: caractere Inicio // Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... escreval("Olá mundo!") escreval("Eu sou o Anderson") idade <- 34.4 escreval("Eu tenho ", idade," anos") profissao <- "Professor" escreval("trabalho como ", profissao) Fimalgoritmo
Perceba que neste exemplo outra variável foi criada, a variável profissão e a variável idade foi alterada de inteiro para real
Ambas as variáveis idade e profissão, recebem valores a partir do comando “receba” que é representado pela notação <-
Então, concluímos que toda vez que precisamos dar valores para as variáveis devemos usar a notação receba <-
O resultado será este:
Interação com o usuário com a função leia();
Suponhamos agora que o usuário é quem deve digitar o seu próprio nome e sua própria idade, neste caso não iremos usar mais a notação receba e sim, iremos usar a função leia() que irá ler o que foi digitado no teclado pelo usuário, veja um exemplo.
Algoritmo "Olá Mundo" Var // Seção de Declarações das variáveis nome: caractere idade: real profissao: caractere Inicio // Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... escreval("Olá mundo!") escreval("Digite seu nome") leia(nome) escreval("Digite sua idade") leia(idade) escreval("Digite sua profissao") leia(profissao) escreval("Olá ", nome, " seja bem-vindo ao curso Técnico em Informática") escreval("Você é ", profissao, " e tem ", idade, " anos") Fimalgoritmo
O resultado será este: (clique na imagem para executar a animação)
Exemplos Visualg para praticar
Se você quer mais exemplos, acesse este outro artigo – Exemplos para praticar no VisuAlg, nele você encontrará exemplos resolvidos e terá acesso a exercícios compartilhados na minha conta do OneDrive. Bons estudos.