Considere a seguinte GUI;
Primeiramente precisamos conectar a nossa aplicação ao MySQL usando o driver da .Net Connector, se ainda não sabe como fazer, leia antes a aula Conectando o MySQL ao Visual Studio.
Para iniciantes em programação que ainda não dominam conceitos básicos de orientação a objetos, é possível programar uma conexão com banco de dados diretamente no botão. Se você já conhece orientação a objetos, você poderá ver uma aula mais completa em – Operações com MySQL no C#.
Para que o botão Localizar funcione, acrescente o seguinte código no botão Localizar;
MySqlConnection Conecta = ConectaMySQL.ConectaLogo();
MySqlCommand Consulta = new MySqlCommand();
Consulta.Connection = Conecta;
Consulta.CommandText = "Select * From `bd_florido_voo`.`tb01_aeronove` WHERE `tb01_prefixo` = '" + TxtBusca.Text + "'";
MySqlDataReader Resultado = Consulta.ExecuteReader();
if (Resultado.HasRows)
{
Resultado.Read();
TxtPrefixo.Text = Resultado["tb01_prefixo"].ToString();
TxtModelo.Text = Resultado["tb01_modelo"].ToString();
}
else
{
MessageBox.Show("Registro não encontrado");
}
O código tem como novidade da aula a linha MySqlDataReader Resultado = Consulta.ExecuteReader(); Ela é responsável por executar o comando SQL e recebe os valores retornados da consulta.
A outra novidade desta aula é a linha Resultado.HasRows Essa linha verifica se a consulta SQL retornou alguma resultado. Estes dados são gravados em uma matriz.
Notá-se que um banco de dados, em sua estrutura básica, é formado por linhas e coluna, onde cada linha representa um registro. Se houver uma única linha encontrada no banco, o valor do HasRows será verdadeiro, ou, caso contrário será falso.
Para acessar os dados da matriz gerada pelo ExecuteReader usamos um laço de repetição para ler linha à linha, ou, usamos um if quando queremos acessar somente uma linha.
Ao acessar uma linha, devemos ler os dados da linha, para isso usamos o comando Resultado.Read();